Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Arduino Lilypad: conheça a placa que permite dar vida às vestimentas

A solução para quem procura tornar tecidos inteligentes está no Arduino Lilypad, pois com ele, é possível dar vida a diversos tipos de vestimentas, pois esse componente permite o acoplamento entre as partes necessárias para ligar sensores de LEDs e outros instrumentos.

A seguir, entenda mais sobre o Arduino Lilypad e sua utilização para dar vida às vestimentas.

O que é Arduino Lilypad?

O Arduino Lilypad é definido como uma placa arduino desenvolvida para que seja colocada em roupas e tecidos. Ele oferece um microcontrolador ATmega328P com o bootloader gravado de fábrica, assim, o disparo acontece unicamente quando o botão é acionado. 

Por ser feito especialmente para o setor de vestuário, o Arduino Lilypad possui seu design achatado, o que possibilita sua aplicação em diversos tipos de roupas e tecido de modo não aparente. Hoje, essa é uma das placas de Arduino mais utilizadas e procuradas.

Como funciona o Arduino Lilypad nas vestimentas?

O Arduino Lilypad é formado por uma placa de Arduino que permite a realização de diversos tipos de projetos portáteis, principalmente em peças de roupas e tecidos, os chamados projetos wearables.

Essa placa de Arduino funciona através de baterias recarregáveis para facilitar sua integração dos projetos. 

O Arduino Lilypad foi desenvolvido pela engenheira Leah Buechley para ser algo de fácil utilização e manuseio com tecidos. Com esse Arduino, pode-se realizar a montagem de muitos circuitos através de seus módulos, e para aplicar, basta costurar-lo com uma linha condutora.

O Arduino Lilypad trabalha através do microcontrolador ATmega328P, que já oferece um bootloader de fábrica. Para dispará-lo, é necessário sempre pressionar o botão de reset.

Essa placa de Arduino, feita especialmente para vestimentas, necessita da instalação do IDE Arduino em uma máquina Windows ou MAC OS.

Além disso, para realizar o experimento, é necessário estar com os seguintes componentes: Arduino Lilypad Main Board, Placa Arduino UNO e Jumpers.

Modelos de Arduino Lilypad nas vestimentas

Atualmente, é possível encontrar quatro tipos de Arduino Lilypad para venda, são eles:

●     Arduino Lilypad Simple;

●     Main Board;

●     USB;

●     Simple Snap. 

Para definir qual é o que se encaixa nas necessidades do projeto de Arduino, é necessário conhecer cada um deles e todas suas características. Veja a seguir:

Arduino Lilypad Simple

Essa placa de Arduino Lilypad contém 9 pinos que são usados como OUTPUT e INPUT. Com possibilidade de usar 5 pinos para PWM e 4 em versão analógica. O microcontrolador definido para esse tipo de placa de Arduino é o ATmega328P, que oferece uma tensão de 2,7 até 5,5V.

Além disso, o Arduino Lilypad dessa versão oferece conector JST, baterias de lítio e possibilidade de programação IDE. Para um funcionamento ideal, o Simple requer um adaptador FTDI.

Arduino Lilypad Main Board

Já o Arduino Lilypad Main Board oferece um número maior de pinos, 14 no total, onde 6 podem ser para PWM e 6 para parte analógica do equipamento.

Há também versões que utilizam o ATmega168 e as que possuem ATmega328P como seu microcontrolador. A operação do Arduino Lilypad funciona na tensão de 2,7 até 5,5V.

Arduino Lilypad USB

O Arduino Lilypad USB é um dos mais utilizados em projetos. Com ele, é possível utilizar até 9 pinos, 4 para PWM e 4 para o modo analógico.

O que diferencia esse modelo dos outros é um micro conector em USB, que possibilita a entrada direta em computadores.

Arduino Lilypad Simple Snap

O Arduino Lilypad Simple Snap apresenta encaixes, e não furos como os demais. Com ela, é possível utilizar até 9 pinos, assim como a versão Simple.

Com o Arduino Lilypad, é possível desenvolver uma infinidade de projetos Wearables, ou seja, projetos de computação vestida. Seu design e características se encaixam perfeitamente em diversos tipos de roupas e até mesmo acessórios.