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China: 15 tendências de mercado que ganharão o mundo

A China desempenha um papel vital na cena mundial, tanto a nível económico como na definição de tendências em vários domínios, incluindo os negócios. O país tem uma população enorme, uma economia em constante crescimento e uma abordagem ágil à inovação e à tecnologia. Como resultado, muitas ondas globais partem da China e impactam o mundo inteiro.

Rafael Terra, reconhecido especialista em marketing digital no Brasil, viajou recentemente ao país onde reuniu informações valiosas sobre o que deve influenciar o mercado nos próximos meses e anos. Abaixo, ele compartilha novas tendências para empresas e empreendedores que buscam se manter por dentro dos negócios e do marketing. Confira!

Escalabilidade e tamanho do mercado

Com uma população de mais de 1,4 mil milhões de habitantes, a China oferece aos empresários um mercado enorme e diversificado. Tudo é escalonável lá. Em outras palavras: os produtos são capazes de crescer e expandir sua capacidade ou alcance de forma eficiente e sustentável à medida que mais clientes os utilizam. Pense nisso ao iniciar um negócio: seu produto ou serviço é escalável?

Meio de pagamento facilitado e digital

O dinheiro é coisa do passado na China. Tudo é pago por aplicativos. Os principais incluem Alipay e WeChat. Isso facilita muito as transações e garante a segurança do negócio.

A importância da cultura local

Em contraponto à tecnologia, todas as empresas apregoam o respeito pelas tradições e valores culturais chineses para ganhar a confiança do consumidor. Isso vai desde a arquitetura dos espaços até a customização de mensagens e campanhas de marketing.

Personalização, demonstração e experiência do cliente

As empresas chinesas investem fortemente em tecnologias de personalização e procuram oferecer produtos e serviços à medida de cada cliente. Tudo para garantir uma experiência única e inesquecível aos seus clientes. Nesse sentido, é comum vermos amostras sob medida em frente às lojas, por exemplo.

Prioridade para dispositivos móveis e integração de canais

Todas as estratégias de marketing devem ser adaptadas para dispositivos móveis. Na verdade, todos os anúncios na televisão enfatizam a continuidade da comunicação através do código QR para o digital. Tudo está integrado e pode ser resolvido em um único aplicativo WeChat. Lá você pode ir desde pagar contas, comunicar-se por mensagens até consultas médicas.

Liberdade x privacidade

É um facto: sentimo-nos seguros na China. E grande parte desse sentimento vem dos dados — um dos países mais seguros do mundo — e da vigilância rigorosa. Quase todas as árvores na China têm uma câmera, e o uso de tecnologia de reconhecimento facial e cães robóticos está crescendo em grandes cidades como Xangai e Shenzhen. Nos faz sentir como se estivéssemos em um episódio da série futurista Black Mirror.

Carros elétricos e sustentabilidade

Não há Uber na China. O app de corrida é DiDi, também dono da 99. E o que chama a atenção é que todos os carros são elétricos. É comum ligar para um carro e se surpreender ao receber um Tesla. Mas os da marca chinesa BYD realmente dominam. Seu modelo Dolphin já é o carro elétrico mais vendido do mercado. Isto reflete o reconhecimento da sustentabilidade à medida que as empresas se adaptam a esta procura e oferecem produtos e serviços sustentáveis ​​de forma escalável.

A importância da agilidade e do poder do ecossistema

A velocidade com que as coisas estão acontecendo na China é impressionante. Isto se deve a um ecossistema empresarial altamente colaborativo, onde as empresas se apoiam e compartilham recursos e conhecimento. Principalmente com a valorização das parcerias com startups, onde as grandes empresas procuram cada vez mais estas parcerias para apoiar a inovação e a criatividade nos seus negócios.

Marketing de relacionamento

As relações pessoais (Guanxi) desempenham um papel importante nos negócios chineses. Construir redes e relacionamentos fortes é essencial.

E-commerce em alta e logística eficiente

A China é líder global em comércio eletrônico, com plataformas como AliExpress e Shopee dominando o mercado. É o resultado de uma visão global de consumo e de uma logística avançada que facilita a distribuição eficiente dos produtos.

Redes sociais próprias e comércio social

Sim, é verdade: os chineses não usam Instagram ou Facebook. Mas eles têm redes próprias, sendo as principais WeChat, Weibo e Douyin, versão do Tik Tok usada na China. Na verdade, eles assistem a vídeos curtos o tempo todo. E você sabe o que essas redes têm em comum? Você pode comprar tudo através deles sem precisar ir ao e-shop.

Significado da transmissão ao vivo

Não há nada mais poderoso do que vender para quem se envolve com sua marca. E as lives são ótimas para isso. E em toda a China, vemos influenciadores e empresas a utilizar esta ferramenta para se conectarem com o seu público de uma forma mais autêntica e interativa. E claro: venda ao vivo!

Gatilho de Urgência

Os chineses sabem usar bem as técnicas de copywriting, principalmente o gatilho da urgência mental. Ou seja: nos dá um motivo para comprar naquele momento. Ao negociar com os chineses, é comum ouvir: “último preço, último preço”.

Valorização das inovações

A concorrência é intensa na China, especialmente nas indústrias populares. Diferenciação e inovação são essenciais para se destacar. Os empreendedores devem estar dispostos a se adaptar e aprender constantemente para permanecerem relevantes.

Tendências dinâmicas de consumo

Novo novamente. Esta é uma missão chinesa. As preferências dos consumidores estão mudando rapidamente. Ficar por dentro das tendências de consumo é fundamental para o sucesso.

Rafael Terra é especialista em tendências digitais e autor de Copywriting na Prática (DVS Editora).