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Manter-se dentro do gosto dos clientes, oferecer um atendimento de primeira e se renovar com o uso de novas tecnologias para restaurantes são desafios que todo negócio enfrenta para manter e aumentar suas vendas no ritmo desejado.
Por isso, apresentamos aqui cinco estratégias-chave que ajudarão você a se posicionar entre os favoritos dos consumidores e aumentar as vendas do seu restaurante.
Para colocar uma estratégia em ação, é preciso ter visão de curto e longo prazo, além de estabelecer metodologias e indicadores para avaliar os resultados obtidos.
1. Crie um menu atraente com ofertas especiais
Um menu atraente é fundamental para que os comensais possam descobrir tudo o que você tem a oferecer.
Lembre-se de que quanto menos elementos ele contiver, mais fácil e rápido será para seus clientes escolherem seu prato.
Incluir uma promoção para cada dia (ou para dias de baixas vendas) no seu menu é um gancho perfeito para atrair mais clientes, ao mesmo tempo que permite mobilizar o stock do seu armazém.
Por exemplo: “Asas segunda-feira a 2×1” ou “Banquete terça-feira pela metade do preço”.
Se o que você oferece for satisfatório, pode ter certeza que ir ao seu restaurante no dia da promoção favorita deles se tornará um ritual imperdível entre casais, amigos e familiares.
2. Melhore a experiência do cliente e fidelize
Uma das melhores estratégias para uma boa gestão de vendas, é aumentar e aumentar as vendas em um restaurante, é ter um cartão de cliente frequente.
Por meio do qual você pode premiar seus melhores comensais com pontos acumulados por visita, brindes especiais em aniversários e promoções exclusivas em datas comemorativas, entre muitos outros benefícios.
Esta ferramenta permitirá melhorar a experiência do cliente e dispor de informação sistematizada sobre os comensais para conhecer as suas preferências de consumo e oferecer-lhes um serviço personalizado.
Aproveita a tecnologia para oferecer a seus hóspedes um atendimento ágil por meio do uso de um pedido móvel, que envia o pedido diretamente para a cozinha e evita que o garçom tenha que andar de ida e volta até o posto para registrá-lo.
3. Treine sua equipe com técnicas inovadoras de marketing
A equipe do seu restaurante é sua equipe de vendas mais importante, portanto, treiná-los com técnicas de marketing inovadoras para motivar os clientes a consumir mais é ideal para aumentar as vendas.
Consiste em oferecer ao comensal algo melhor ou maior do que ele tinha em mente.
Por exemplo, você pode oferecer a ele um aperitivo ou uma bebida enquanto ele escolhe seu prato, informá-lo sobre promoções especiais ou recomendar a melhor opção de menu dentro da categoria que ele procura.
4. Diversifique os serviços do seu restaurante
Além do serviço que você já oferece em seu estabelecimento, é hora de implementar novas estratégias comerciais que lhe permitam chegar a outros mercados.
Um dos que mais cresceu nos últimos anos é o cardápio online onde o cliente pode fazer pedidos online.
Para iniciar o seu serviço de entrega de comida, é recomendável que a sua estratégia inclua uma ementa e promoções que só estão disponíveis através deste serviço, de forma a motivar os seus clientes a utilizá-lo regularmente.
Também pode adaptar uma área do seu restaurante para levantamento, de forma a agilizar o tempo de espera dos seus clientes e otimizar o fluxo de entregas.
Se você também tiver a oportunidade de habilitar um drive-thru, terá mais oportunidades de aumentar as vendas.
Você também pode se interessar por: << e-delivery, a plataforma de pedidos online que o ajudará a aumentar as vendas >>.
5. Otimize o posicionamento do seu restaurante na internet
Você sabia que 67% dos mexicanos preferem fazer reservas online do que ligar para o restaurante? Por esse motivo, é extremamente importante que você esteja presente nas plataformas digitais e se mantenha atualizado para aparecer no topo das buscas dos consumidores.
Crie seus perfis de restaurantes em redes sociais como Facebook e Instagram e compartilhe seus serviços, cardápios, ofertas e promoções especiais.
É recomendável fazer pelo menos três postagens por semana e interagir com seus seguidores constantemente.
Essa plataforma permitirá que os usuários encontrem facilmente seu restaurante no mecanismo de pesquisa do Google, além de poder adicionar informações e fotografias de seus pratos para cativar os usuários.
Se já tem um serviço de entrega de comida, aqui também pode inserir um link para que os seus convidados possam aceder à sua plataforma de encomendas online ou ao contato que tem para o solicitar.
Ofereça conteúdo valioso aos internautas sobre temas que você domina e que lhe permita gerar maior confiança, transformando esses leitores em potenciais clientes.
Por exemplo, você pode criar um blog do seu restaurante onde você apresenta recomendações sobre vinhos, carnes e aperitivos, fornecendo informações relevantes para seus convidados enquanto sutilmente os convida a visitá-lo para experimentar o que você está falando.