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woman fixing clothes on the rack

10 dicas para reter seus clientes

Tão importante quanto fazer novos clientes é conseguir reter os seus clientes já conquistados. Isso porque, clientes fiéis são responsáveis por manter um bom fluxo de caixa, além de fazerem uma ótima propaganda boca a boca ao gostar dos seus serviços. Dessa forma, a sua loja terá um maior número de admiradores, trazendo novos clientes de forma totalmente orgânica, aumentando assim o sucesso do seu negócio.

Portanto, é necessário entender a importância de oferecer uma experiência agradável para todos os clientes, treinando os funcionários para terem foco na satisfação dele. Sendo assim, manter os clientes fiéis não é uma tarefa tão simples como parece ser, por esse motivo criamos este artigo que traz 10 dicas para reter os seus clientes facilmente.

Confira 10 dicas para reter seus clientes

A seguir, encontram-se 10 dicas para reter os seus clientes de forma eficaz. Então, leia atentamente cada uma delas, a fim de implementá-las na rotina da sua loja de materiais de construção de forma satisfatória.

Ofereça excelência no atendimento ao cliente

Alguns negócios focam muito na qualidade dos seus produtos e esquecem que, além de produtos de qualidade, o que realmente conquista um cliente é a forma como ele é tratado.

Então, busque treinar os seus funcionários para um atendimento mais humanizado, visando a satisfação do cliente como prioridade. Dessa forma, será mais fácil conquistá-los.

Valorize o seu negócio

Ao mesmo tempo que o cliente deve ser o centro do seu negócio, pois sem ele não existem vendas, que é o motor da sua loja, também é necessário focar na valorização do seu empreendimento.

Através de uma boa campanha de marketing, deixe claro que a sua loja é excelente na sua área de atuação, e que o cliente está seguro ao confiar e escolher as suas mercadorias.

Mostre os resultados

As pessoas gostam de ser o centro das atenções, principalmente quando estão sendo elogiadas. Portanto, compartilhe os resultados dos clientes ao utilizar os produtos da sua loja de materiais de construção nas redes sociais do seu negócio.

Também faça textos de legendas contendo elogios sinceros sobre a técnica aplicada, combinação de cores escolhida etc. Assim, além do cliente se sentir valorizado, novos clientes também poderão observar aplicações de sucesso da sua mercadoria.

Conheça o cliente

Apesar dessa dica parecer clichê, ela é uma das mais importantes aqui citadas. Isso porque, uma pessoa só cria laços quando se sente compreendida. Sendo assim, é necessário ouvir atentamente para compreender verdadeiramente o desejo do cliente.

Esse contato pode ser mantido através das redes sociais, WhatsApp da loja ou de forma presencial. Ou seja, não importa a forma como ele irá acontecer, mas sim a sensação que irá transmitir.

Mostre estar sempre disponível

Sabemos que é impossível estar completamente disponível a qualquer momento para todos os clientes. Contudo, tudo que precisamos é passar uma sensação de disponibilidade.

O cliente precisa sentir que estamos dispostos a atendê-lo ou a resolver as suas questões a qualquer momento. Esse sentimento passa uma maior segurança para que eles possam adquirir as mercadorias sem preocupações.

Porém, vale lembrar que mesmo não podendo estar sempre disponível, as questões dos clientes devem ser solucionadas o mais breve possível, para que essa sensação de disponibilidade possa ser mantida.

Esteja disposto a resolver problemas

Todo estabelecimento possui alguns clientes que são mestres em encontrar problemas em todas as mercadorias ou serviços oferecidos. Na maioria das vezes, esses clientes só estão atrás de um pouco de atenção.

Portanto, ao invés de ignorá-los ou respondê-los de forma mais sucinta, por saber que realmente não há um problema, seja educado e mostre empatia com a sua questão.

Pois, mesmo não sendo um dos clientes preferidos do empreendimento, eles também costumam consumir os serviços do estabelecimento de forma significativa.

Mostre que a sua empresa faz a diferença

Além de valorizar o seu negócio, ele precisa estar atrelado a algum sentimento para que o cliente sinta que a sua loja faz a diferença em suas vidas.

No caso das lojas de materiais de construção, existe o fato da casa própria ser um sonho de consumo da grande maioria. Então, atrele os seus materiais a esse sonho!

Ao invés de vender apenas mercadorias, vendas sentimentos de realização, conquista, entre outros.

Essa é uma técnica de marketing que entra na máxima “não vendemos produtos, mas sim experiências” que tem se mostrado muito eficiente nos últimos anos.

Não ignore os feedbacks negativos

Quando um cliente dá um feedback negativo, ele deseja que a loja resolva o assunto, como por exemplo em caso de atendimento ruim, produtos que não condizem com a descrição, etc.

O fato desse cliente ter dado um feedback negativo não significa que ele deixará de ser um cliente do estabelecimento. Isso só acontecerá caso a loja não dê nenhuma resposta sobre a questão.

Por isso, sempre que receber um feedback negativo, entre em contato com o responsável e tente resolver a sua questão da melhor forma possível.

Dessa forma, além de provavelmente resolver uma questão já notada por outros clientes, também irá conquistá-lo devido à sua empatia e atenção.

Sempre que puder ofereça brindes

Os brindes são vistos como uma espécie de presentes pelos clientes, e normalmente recebemos presentes de quem se importa com a gente. E esse é o sentimento que queremos passar, o sentimento de acolhimento.

Então, sempre que possível, ofereça brindes para os seus clientes, a fim de fidelizar as suas compras na loja. Tal atitude deixará claro que os clientes são importantes para o seu negócio, e que o seu objetivo é agradá-los.

Realize sorteios em datas especiais

Os sorteios são um ótimo chamariz para novos clientes, mas também são uma ferramenta muito importante para manter os clientes já conquistados.

Nesse sentido, selecione as datas especiais que mais combinam com a proposta do seu negócio e faça sorteios de kits para os seus clientes. Afinal, dessa forma, as duas partes ganham!