Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Com Que Frequência Você Deve Dar Banho No Seu Cachorro?

Manter seu filhote limpo é parte integrante de ser um pai de estimação, isso ajuda a manter seu cão feliz e saudável, mas, mais importante, significa que sua casa permanece limpa e sem cheiro.

Escusado será dizer que você deve lavar seu cão sempre que estiver coberto de lama do nariz ao rabo, ou se rolar em algo fedorento.

Mas pode ser difícil dizer com que frequência você deve dar banho em seu cão se ele não estiver completamente imundo ou exalando aquele cheiro de cachorro pela casa.

Com Que Frequência Você Deve Dar Banho No Seu Cachorro?

Em primeiro lugar, deve lavar o seu cão com a frequência necessária se estiver malcheiroso e visivelmente sujo.

Se o seu amigo peludo tem o hábito de fazer bagunça, ele provavelmente precisará de mais banhos do que um vira-lata comum.

Então, se eles decidiram dar um mergulho na lagoa e saíram da cor de um chocolate, eles definitivamente precisarão de uma lavagem.

Quando Devo Lavar Meu Cachorro?

Se o seu cão não ficou coberto de sujeira e não tem cheiro, você só precisa dar banho nele uma vez por mês ou uma vez a cada três meses.

A maioria dos cães não gosta da hora do banho, então banhá-los apenas a cada poucas semanas significará menos estresse para você e seu cão.

Na maioria das vezes, uma rápida esfregada com uma toalha após os passeios é suficiente para limpá-los, ou uma lavagem com um pano úmido, ou mesmo xampu seco para cães.

Além disso, seu cão se cuidará muito bem se for deixado sozinho para mordiscar e lamber qualquer mancha de lama em sua pele.

A frequência com que você lava seu cão também dependerá de sua raça, cães de pelo comprido precisarão de banhos mais regulares para manter a pelagem livre e brilhante, e recomenda-se lavar um cão de pelo comprido uma vez a cada 4 a 6 semanas.

Apenas lembre-se de escovar seu cão antes do banho, especialmente se ele tiver uma pelagem encaracolada, porque molhar o pelo muitas vezes fará com que os emaranhados se apertem, tornando-os muito mais difíceis de remover.

Enquanto isso, um filhote sem pêlos como um cão de crista chinês precisará ser lavado com mais frequência e deve ser banhado uma vez por semana.

Isso ocorre porque o pelo de um cão atua como uma barreira, impedindo que alérgenos e sujeira atinjam a pele e os protegendo de cortes e arranhões.

A lavagem semanal ajuda a remover quaisquer alérgenos ou poluentes que possam causar irritação ou infecção.

Cão Filhote: Com Que Frequência Posso Lavar?

Você pode banhar seu filhote canino com a mesma frequência que um cão adulto.

Você deve se sentir à vontade para lavá-los com a frequência necessária se cheirarem ou estiverem cobertos de sujeira.

Dado que os filhotes são pequenos vira-latas travessos, eles geralmente acabam cobertos de sujeira ou outra sujeira, o que significa que não há escolha a não ser batê-los no banho.

Se o seu filhote tiver apenas um pouco de sujeira, você pode limpá-los com um pano quente e úmido. E se você tiver a sorte de ter um filhote que se mantém limpo e livre de pongs, você pode lavá-los uma vez por mês.

No entanto, dar banho e escovar seu filhote enquanto ele é jovem é uma parte importante da socialização.

Apresentá-los à hora do banho e cuidar dos filhotes ensina como esperar e como se comportar e evita o estresse e o medo quando eles precisam de uma limpeza.

A única regra é não lavar o seu cachorro e mergulhá-lo em água antes de completarem pelo menos 8 semanas de idade.

Embora ainda sejam muito pequenos e jovens, os filhotes não conseguem regular a temperatura corporal de forma eficaz e correm o risco de calafrios e adoecer se ficarem encharcados ou não forem completamente secos.

Veja os melhores acessórios para pet.

Devo Lavar Meu Cachorro Com Mais Frequência?

Embora seja importante lavar seu cão a cada poucas semanas, é possível lavar seu filhote com muita frequência.

Você não deve lavar seu cão com mais frequência do que uma vez por mês, porque a lavagem excessiva pode remover os óleos naturais da pele e da pelagem.

Esses óleos ajudam a manter a pele e o pelo do cão em boas condições, e a lavagem excessiva fará com que a pele e o pelo fiquem secos, o que pode causar ou piorar quaisquer doenças de pele que seu cão tenha.

Outro problema com a lavagem excessiva do seu cão é que isso pode torná-lo mais vulnerável a parasitas como carrapatos e pulgas.

Embora possamos pensar que manter um cão limpo ajudará a evitar que insetos traquinas transformem seu cão em sua casa, lavar seu cão com muita frequência removerá qualquer inseticida tópico que você colocou em seu filhote.

Isso significa que o tratamento que você fez para prevenir pulgas não será tão eficaz ou duradouro quanto deveria.

Saiba mais sobre como dar banhou em seu pet, clique aqui.